LabGeo

O Laboratório de Geotecnia e Pavimentação – LabGeo – localiza-se no Campus de Goiabeiras, no Centro Tecnológico da Universidade Federal de Espírito Santo – UFES.

Tem como principais atividades a caracterização das propriedades físicas, químicas e mecânicas dos solos. O laboratório é vinculado ao Departamento de Engenharia Civil e atende à execução de aulas práticas, ao desenvolvimento de pesquisas, através da iniciação cientifica, trabalhos de conclusão de curso e pós-graduação, além do atendimento à serviços externos.

Conhecer as diferentes propriedades de um solo permite adotar as melhores práticas e formas de utilização, ocupação e aproveitamento do solo. Dentre as propriedades físicas de um solo a serem estudadas temos a porosidade, permeabilidade, cor e textura, densidade, consistência e fluxo de água, ar e calor.

As propriedades químicas dos solos geralmente estudadas são pH, composição química e mineralógica, adsorção e troca de íons, capacidade de troca iônica, condutividade elétrica e disponibilidade de matéria orgânica.

No LabGeo são realizados diversos tipos de ensaios tais como análise granulométrica, determinação de resistência não-drenada e limites de consistência, estudos de compactação e melhoramento de solos, Índice Suporte Califórnia e ensaios de Cisalhamento direto e Adensamento, dentre outros.

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.